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Ficha técnica do A-29 Super Tucano – Embraer EMB-314


Ficha Técnica (EMB-314 Super Tucano)

Especificações

 Dimensões

  • Envergadura: 11,14 m
  • Comprimento: 11,30 m
  • Altura: 3,97 m

Pesos

  • Vazio: 3.200 kg
  • Máximo de decolagem: 5.400 kg
  • Carga de combate máxima: 1.550 kg (cargas externas/munições)
  • Tripulação: 1 piloto no monoposto ou 2 (1 piloto + 1 operador de sistemas/aluno) no biposto

 Desempenho

  • Velocidade máxima nivelada: 590 km/h (limpo)
  • Velocidade de cruzeiro: 520 km/h
  • Velocidade de estol: 148 km/h
  • Alcance de traslado: 1.445 km (combustível interno) e 2.855 km (com tanques externos)
  • Teto de serviço: 10.665 m
  • Autonomia: 3,4 h (combustível interno) e 8,4 h (com tanques externos)
  • Raio de combate: 550 km (Hi-Lo-Hi)
  • Distância de decolagem / pouso: 900 m / 860 m

Estrutura

  • Fatores de carga: +7 G / -3,5 G
  • Pressurização: 5 psi
  • Vida de fadiga: 12.000 h (combate típico) e 18.000 h (treinamento típico)
  • Parabrisa: Resistente ao impacto de pássaros de 1,8 kg a 555 km/h

Armamentos

  • Metralhadoras: (2x) FN Herstal M3P de 12,7 mm (.50 in) (internas nas asas)
  • Canhões: (1x) pod de canhão de 20 mm (sob a fuselagem)
  • Foguetes: (4x) pods de lança-foguetes de 70 mm
  • Bombas: Mk 81 ou Mk 82 (emprego geral); BLG-252 (lança-granadas); Lizard ou Griffin (guiadas por laser)
  • Mísseis ar-ar: (2x) AIM-9L; MAA-1 Piranha (homologado); Python 3 ou Python 4
  • Mísseis ar-superfície: (2x) AGM-65
  • Estações de armas: possui um total de 5 pontos (dois em cada asa e um sob a fuselagem)

 Propulsão

  • Motor: 1 turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência, controlado por computador FADEC (Full Authority Digital Engine Control)
  • Hélice: 1 hélice Hartzell pentapá de 2,38 m de diâmetro

 Sistemas e equipamentos

  • Cabina blindada
  • CMFD / HUD / UFCP / HOTAS
  • OBOGS (sistema de geração de oxigênio)
  • Rádio V/UHF M3AR Série 6000 (sistema datalink de transmissão e recepção de dados seguro)
  • FLIR AN/AAQ-22 StarSAFIRE II (sensor ótico e infravermelho)
  • NVG ANVIS-9 (óculos de visão noturna)
  • CCIP / CCRP / CCIL / DTOS (sistemas de controle de tiro)
  • HMD (visor montado no capacete) (opcional)[5]
  • Laser Range Finder (telêmetro laser) (opcional)
  • Chaff & flare (sistema de autodefesa) (opcional)
  • Sistema de treinamento virtual de armamentos e sensores
  • Câmara e gravador de vídeo digital
  • Stormscope WX-1000E (sistema de mapeamento meteorológico)
  • INS / GPS (sistema integrado de navegação)
  • Piloto automático
  • Assento ejetável Martin Baker Mk 10LCX zero/zero
  • Freio de mergulho
  • Ar condicionado
  • Farol de busca
  1. 16 de julho de 2013 às 4:02 PM

    Grande máquina .so resta ao piloto operar o equipamento desponível r saber voar

  2. 19 de novembro de 2013 às 9:55 PM

    Quanto custa uma unidade biposto e monoposto?

  3. sergio
    21 de maio de 2016 às 5:39 PM

    esse avião é fantastico

  4. 1 de outubro de 2016 às 3:43 PM

    Os armamentos fora da atmosfera são decorativos e é por isto que são o divertimento do pessoal.Eu não sabia da existencia de no minimo tres ET’s na frança.São notórios no mapa mundial.Arranjem logo os caça satélites.Your 0,5

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