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Ficha técnica do A-29 Super Tucano – Embraer EMB-314


Ficha Técnica (EMB-314 Super Tucano)

Especificações

 Dimensões

  • Envergadura: 11,14 m
  • Comprimento: 11,30 m
  • Altura: 3,97 m

Pesos

  • Vazio: 3.200 kg
  • Máximo de decolagem: 5.400 kg
  • Carga de combate máxima: 1.550 kg (cargas externas/munições)
  • Tripulação: 1 piloto no monoposto ou 2 (1 piloto + 1 operador de sistemas/aluno) no biposto

 Desempenho

  • Velocidade máxima nivelada: 590 km/h (limpo)
  • Velocidade de cruzeiro: 520 km/h
  • Velocidade de estol: 148 km/h
  • Alcance de traslado: 1.445 km (combustível interno) e 2.855 km (com tanques externos)
  • Teto de serviço: 10.665 m
  • Autonomia: 3,4 h (combustível interno) e 8,4 h (com tanques externos)
  • Raio de combate: 550 km (Hi-Lo-Hi)
  • Distância de decolagem / pouso: 900 m / 860 m

Estrutura

  • Fatores de carga: +7 G / -3,5 G
  • Pressurização: 5 psi
  • Vida de fadiga: 12.000 h (combate típico) e 18.000 h (treinamento típico)
  • Parabrisa: Resistente ao impacto de pássaros de 1,8 kg a 555 km/h

Armamentos

  • Metralhadoras: (2x) FN Herstal M3P de 12,7 mm (.50 in) (internas nas asas)
  • Canhões: (1x) pod de canhão de 20 mm (sob a fuselagem)
  • Foguetes: (4x) pods de lança-foguetes de 70 mm
  • Bombas: Mk 81 ou Mk 82 (emprego geral); BLG-252 (lança-granadas); Lizard ou Griffin (guiadas por laser)
  • Mísseis ar-ar: (2x) AIM-9L; MAA-1 Piranha (homologado); Python 3 ou Python 4
  • Mísseis ar-superfície: (2x) AGM-65
  • Estações de armas: possui um total de 5 pontos (dois em cada asa e um sob a fuselagem)

 Propulsão

  • Motor: 1 turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência, controlado por computador FADEC (Full Authority Digital Engine Control)
  • Hélice: 1 hélice Hartzell pentapá de 2,38 m de diâmetro

 Sistemas e equipamentos

  • Cabina blindada
  • CMFD / HUD / UFCP / HOTAS
  • OBOGS (sistema de geração de oxigênio)
  • Rádio V/UHF M3AR Série 6000 (sistema datalink de transmissão e recepção de dados seguro)
  • FLIR AN/AAQ-22 StarSAFIRE II (sensor ótico e infravermelho)
  • NVG ANVIS-9 (óculos de visão noturna)
  • CCIP / CCRP / CCIL / DTOS (sistemas de controle de tiro)
  • HMD (visor montado no capacete) (opcional)[5]
  • Laser Range Finder (telêmetro laser) (opcional)
  • Chaff & flare (sistema de autodefesa) (opcional)
  • Sistema de treinamento virtual de armamentos e sensores
  • Câmara e gravador de vídeo digital
  • Stormscope WX-1000E (sistema de mapeamento meteorológico)
  • INS / GPS (sistema integrado de navegação)
  • Piloto automático
  • Assento ejetável Martin Baker Mk 10LCX zero/zero
  • Freio de mergulho
  • Ar condicionado
  • Farol de busca
  1. 16 de julho de 2013 às 4:02 PM

    Grande máquina .so resta ao piloto operar o equipamento desponível r saber voar

  2. 19 de novembro de 2013 às 9:55 PM

    Quanto custa uma unidade biposto e monoposto?

  3. sergio
    21 de maio de 2016 às 5:39 PM

    esse avião é fantastico

  4. 1 de outubro de 2016 às 3:43 PM

    Os armamentos fora da atmosfera são decorativos e é por isto que são o divertimento do pessoal.Eu não sabia da existencia de no minimo tres ET’s na frança.São notórios no mapa mundial.Arranjem logo os caça satélites.Your 0,5

  5. Joao franco
    11 de agosto de 2017 às 9:55 PM

    Como eu poaao saber se ele e bimotor e ETC…

    • Isaa sena
      28 de setembro de 2017 às 5:52 PM

      É so tu ver se tem um ou dois motores

  6. Cidione Cardoso
    9 de abril de 2021 às 10:09 PM

    Como seria um combate entre o super tucano e o bf 109 ultima série com velocidade de 730kh?

  1. 12 de abril de 2019 às 7:17 AM

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