Ficha técnica do A-29 Super Tucano – Embraer EMB-314
Ficha Técnica (EMB-314 Super Tucano)
Especificações
Dimensões
- Envergadura: 11,14 m
- Comprimento: 11,30 m
- Altura: 3,97 m
Pesos
- Vazio: 3.200 kg
- Máximo de decolagem: 5.400 kg
- Carga de combate máxima: 1.550 kg (cargas externas/munições)
- Tripulação: 1 piloto no monoposto ou 2 (1 piloto + 1 operador de sistemas/aluno) no biposto
Desempenho
- Velocidade máxima nivelada: 590 km/h (limpo)
- Velocidade de cruzeiro: 520 km/h
- Velocidade de estol: 148 km/h
- Alcance de traslado: 1.445 km (combustível interno) e 2.855 km (com tanques externos)
- Teto de serviço: 10.665 m
- Autonomia: 3,4 h (combustível interno) e 8,4 h (com tanques externos)
- Raio de combate: 550 km (Hi-Lo-Hi)
- Distância de decolagem / pouso: 900 m / 860 m
Estrutura
- Fatores de carga: +7 G / -3,5 G
- Pressurização: 5 psi
- Vida de fadiga: 12.000 h (combate típico) e 18.000 h (treinamento típico)
- Parabrisa: Resistente ao impacto de pássaros de 1,8 kg a 555 km/h
Armamentos
- Metralhadoras: (2x) FN Herstal M3P de 12,7 mm (.50 in) (internas nas asas)
- Canhões: (1x) pod de canhão de 20 mm (sob a fuselagem)
- Foguetes: (4x) pods de lança-foguetes de 70 mm
- Bombas: Mk 81 ou Mk 82 (emprego geral); BLG-252 (lança-granadas); Lizard ou Griffin (guiadas por laser)
- Mísseis ar-ar: (2x) AIM-9L; MAA-1 Piranha (homologado); Python 3 ou Python 4
- Mísseis ar-superfície: (2x) AGM-65
- Estações de armas: possui um total de 5 pontos (dois em cada asa e um sob a fuselagem)
Propulsão
- Motor: 1 turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência, controlado por computador FADEC (Full Authority Digital Engine Control)
- Hélice: 1 hélice Hartzell pentapá de 2,38 m de diâmetro
Sistemas e equipamentos
- Cabina blindada
- CMFD / HUD / UFCP / HOTAS
- OBOGS (sistema de geração de oxigênio)
- Rádio V/UHF M3AR Série 6000 (sistema datalink de transmissão e recepção de dados seguro)
- FLIR AN/AAQ-22 StarSAFIRE II (sensor ótico e infravermelho)
- NVG ANVIS-9 (óculos de visão noturna)
- CCIP / CCRP / CCIL / DTOS (sistemas de controle de tiro)
- HMD (visor montado no capacete) (opcional)[5]
- Laser Range Finder (telêmetro laser) (opcional)
- Chaff & flare (sistema de autodefesa) (opcional)
- Sistema de treinamento virtual de armamentos e sensores
- Câmara e gravador de vídeo digital
- Stormscope WX-1000E (sistema de mapeamento meteorológico)
- INS / GPS (sistema integrado de navegação)
- Piloto automático
- Assento ejetável Martin Baker Mk 10LCX zero/zero
- Freio de mergulho
- Ar condicionado
- Farol de busca
Categorias:Aeronáutica, Poder Brasil
Grande máquina .so resta ao piloto operar o equipamento desponível r saber voar
Quanto custa uma unidade biposto e monoposto?
esse avião é fantastico
Os armamentos fora da atmosfera são decorativos e é por isto que são o divertimento do pessoal.Eu não sabia da existencia de no minimo tres ET’s na frança.São notórios no mapa mundial.Arranjem logo os caça satélites.Your 0,5
Como eu poaao saber se ele e bimotor e ETC…
É so tu ver se tem um ou dois motores
Como seria um combate entre o super tucano e o bf 109 ultima série com velocidade de 730kh?